RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 2 DE OUTUBRO DE 2019 - Horário 15:07

Empresas retomam o PR como estratégia para o fortalecimento de marca
Negócio / A comunicação é um dos setores que mais sofreram transformações ao longo do tempo. Dilemas importantes desafiaram as agências de public relations (PR), no Brasil e no mundo, a se reinventarem, principalmente em tempos de crise econômica, quando os investimentos em divulgação são encarados como algo supérfluo.

Mas, agora, os tempos são outros. De acordo com uma pesquisa do IPG Media Lab, que identifica e analisa as inovações e tendências que mudam o cenário da mídia - e, também, como as marcas se envolvem os seus públicos -, 78% dos CMOs já apostam no PR como o futuro do marketing e, também, como a nova lógica para aproximar e linkar pessoas a marcas e produtos de forma significativa e duradoura. "O PR estava sendo colocado na geladeira de forma injusta Mas, agora, ele volta com força total, e mostra àqueles que não acreditavam no seu poder que ele é o grande protagonista para a construção e o fortalecimento de marcas", afirma Lucas Lima, diretor de estratégia de marca da midiaria.com. O executivo conta que, nos últimos anos, observou várias empresas cancelarem seus contratos de assessorias de imprensa, sempre com a desculpa de que as redes sociais estavam ali para substituir todo este trabalho. "As redes conseguem promover as informações, só que, ao contrário do trabalho de PR, nas redes sociais se você não paga, simplesmente não aparece", completa.

Especialista em reputação de marcas e relacionamento com a imprensa, Lucas Lima defende que o PR é essencial a uma boa estratégia de comunicação integrada, o PR jamais pode ficar de fora de uma estratégia de comunicação. "Só ele é capaz de unir propósito à informação e construir marcas cada vez mais relevantes para o mercado. E, como vivemos na era da hiperexposição, o desafio das marcas é serem conhecidas e reconhecidas, e a forma mais assertiva para alcançar esse objetivo é gerar notícia", explica. Outro caminho, segundo Lucas, é realizar encontros de experiência para aproximar as empresas dos jornalistas e influencers. "Nada como um bom evento para destacar quais os pontos relevantes que devem ser levados em consideração na construção de uma matéria, e até mesmo a promoção de experiências vivenciadas pelo profissional na prática, facilitando o processo de construção da notícia", detalha.

Não basta, no entanto, escolher uma agência e "dar o start" nas ações; é preciso estar atento ao que os jornalistas e influencers precisam e atendê-los com criatividade. "Ser descolado é o perfil de um bom profissional nos dias de hoje. A agência precisa sair da zona de conforto e trabalhar de forma multidisciplinar, unindo as áreas de digital, criação e performance, para propor soluções criativas e, assim, oferecer um material que encante o cliente e o formador de opinião. Antes, um material que era apenas um press release pode ser entregue como infográfico, vídeo ou até mesmo um estudo exclusivo", resume.


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