RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2019 - Horário 14:26

Gestão de cobranças para provedores: as melhores soluções para provedores
Tecnologia /

Nos últimos anos, o setor de telecomunicações no Brasil tem surfado uma onda crescente com os novos hábitos de consumo. Nesse contexto estão os provedores de internet. Na medida em que aumenta a demanda por esse tipo de serviço, é preciso se estruturar. Por isso, uma boa gestão de cobranças para provedores é essencial para manter o negócio em alta.

Só no último ano, o crescimento do setor foi entre 20% a 25% graças aos provedores regionais de internet. Atualmente, o setor detém quase 20% do mercado com mais de 5 milhões de conexões segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

A perspectiva é ainda melhor para os próximos anos, uma vez que as novas tecnologias estão em constante evolução. Esse processo demanda um crescimento significativo de usuários e, consequentemente, de dispositivos conectados e dados trafegados.

Os dados censitários também comprovam esse movimento: só entre 2016 e 2017, o percentual domicílios brasileiros com acesso à internet chegou a quase 75%. É possível considerar que os domicílios restantes da subtração são verdadeiras oportunidades de novos negócios.

Nesse sentido, aproveitar o bom momento para montar ou expandir um negócio de provedores de internet exige planejamento. Assim, é possível oferecer um serviço de qualidade para atrair e manter a demanda aquecida.

Por isso, realizar uma gestão de cobranças para provedores é uma tarefa que exige muito, mas existem formas de facilitá-la.

Os dados como protagonistas do negócio

Especialistas do mercado de trabalho afirmam que o futuro das organizações está centrado na análise de dados. Segundo uma pesquisa conduzida pela Forrester Consulting, empresa de consultoria com foco em TI, 90% das organizações em todo o mundo devem utilizar insights de negócios orientados por dados até o ano que vem. 

Nesse contexto, um bom gestor precisa ser capaz de coletar e organizar informações. Assim, é possível antecipar tendências, entender hábitos de consumo e melhorar a experiência do cliente.

Para se destacar no mercado, os provedores precisam ampliar as soluções oferecidas. Para isso, é preciso ofertar mais do que a simples conexão. Existem processos ligados à gestão que podem ser facilitados por meio do:

  • controle financeiro;

  • organização do fluxo de caixa;

  • análise de performance.

Porém, mais do que facilitar um processo, existem formas de fazer com eles caminhem sozinhos. Isso é o que se chama automação, uma forma pelo qual é possível otimizar e agilizar processos. 

A base da automação de serviços é substituir metodologias de trabalho que se encontram defasadas. Entre elas, pode-se encontrar a gestão de cobranças para provedores.

Como fazer uma gestão de cobranças para provedores

Em geral, clientes de diferentes perfis procuram os serviços oferecidos pelos provedores de internet. Dos que querem o plano mais básico até às grandes estruturas exigidas por grandes empresas, todos são clientes em potencial.

Nesse sentido, é importante disponibilizar o maior número de opções para realizar pagamentos, quitar mensalidades e até dívidas. Essa é uma prática essencial para ajudar a manter as contas dos clientes ativas e rentáveis.

Os melhores meios de cobranças para provedores

Entre as melhores opções de pagamento na gestão de cobranças, existem três com ótimas vantagens para o consumidor: boleto, carnê e assinatura. 

Boleto bancário

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, quase metade da população brasileira adulta não tem conta em banco. Em números, são 55 milhões de pessoas que não fazem transações com cartão de débito nem crédito. Para esse público, o boleto bancário continua sendo uma solução simples e ágil para realização de pagamentos.

Outro tipo de consumidor que adora o boleto bancário é aquele que tem receio de fornecer dados bancários no meio virtual. Para eles, o boleto é uma opção mais segura de contratar os serviços de provedores. 

Além disso, por meio dessa modalidade de pagamento, é possível oferecer descontos, o que estimula o pagamento à vista. 

Carnê

Essa forma de pagamento é a segunda mais popular entre as compras no crédito, segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil.

Enquanto o boleto avulso é um documento que permite cobrar por uma compra à vista, em uma única operação, o carnê é uma sequência de boletos. Diferente do boleto avulso, com o carnê é possível cobrar prestações mensais sobre a contratação do serviço. 

Em negócios com duração pré-determinada e clientes fixos, como academias e provedores, essa é uma ótima solução para combater a inadimplência. Assim, os boletos correspondentes aos meses de vínculo estabelecido entre clientes e empresas são gerados de uma vez só.

Assinaturas

Por último, este método oferece facilidades uma vez que possibilita a cobrança de mensalidades ou prestações por meio de débitos automáticos no cartão.

A cobrança segue a periodicidade e a data de vencimento escolhida pelo cliente. Esse processo elimina o trabalho de emitir a cobrança e enviá-la frequentemente.?Assim, é possível emitir a cobrança com um número de parcelas definidas ou por tempo indeterminado. 

Gestão de cobranças para provedores de forma 100% online

Uma gestão de cobranças que a princípio parece ser um trabalho manual e burocrático pode ser facilitado com a solução proposta pelos intermediadores de pagamentos. Essas são empresas especializadas em cuidar de todo o processo que envolve um recebimento 100% online.

O intermediador disponibiliza uma plataforma completa para os provedores de internet com as melhores soluções para recebimentos como:

  • sistemas antifraude;

  • repasse facilitado dos recebimentos;

  • análise de crédito;

  • conferência de dados.

Além disso, o sistema dos intermediadores é capaz de promover uma redução de custos para um provedor de internet. A Gerencianet, empresa especializada na solução de pagamentos online, pode auxiliar na redução de custos de um negócio!



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