RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 24 DE JULHO DE 2020 - Horário 14:30

Comunidade brasileira vivendo em Portugal é a maior desde 2012
Notícias / Pelo quarto ano consecutivo o número de estrangeiros vivendo em Portugal aumentou significativamente, sendo a comunidade brasileira a que mais cresceu, representando 25,6% do valor total. Atualmente são mais de 151.304 brasileiros residentes, número mais alto desde 2012, seguido por cabo-verdianos com 37.436 habitantes (6,3%) e cidadãos do Reino Unido, com 34.358 (5,8%).

Um dos motivos dessa nova tendência migratória é o aumento de buscas pela atribuição de cidadania portuguesa, vistos e também autorização de residência. Além desses fatores, Portugal nos últimos anos vem abrindo portas e eliminando inúmeros trâmites burocráticos, possibilitando que imigrantes consigam com mais facilidade investir, empreender, estudar e morar no país.

PEDIDOS DE CIDADANIA PORTUGUESA

Uma das possibilidades para se obter a cidadania portuguesa é comprovando o tempo de residência em território nacional. Segundo o RIFA - Relatório de Imigração Frontes e Asilos, "os pedidos de nacionalidade por tempo de residência em território português tiveram um expressivo aumento referente ao mesmo período no ano de 2018".

"Foram registrados um total de 74.116 pedidos para aquisição de nacionalidade portuguesa, número 79,4% maior do que em 2018 (41.324) e a comunidade brasileira também lidera esse ranking com 22.928 pedidos, seguido por Israel, com 18.433 e Cabo Verde, 6.472 pedidos."

Além dos pedidos de nacionalidade por tempo, foram concedidas aproximadamente 180.006 cidadanias portuguesas, mais que o dobro do número de nascimentos registrados no país em 2019.


TÍTULOS DE RESIDÊNCIA

Em relação a concessão de títulos de residência, houve também um aumento no fluxo em relação a 2018, aproximadamente 129.115, cerca de 38,7% a mais que no ano anterior, onde foram solicitados 93.154.

Os motivos mais relevantes foram o reagrupamento familiar (38.204), processo destinado a familiares do indivíduo que detém o visto, atividade profissional (31.511), relacionado a abertura de empresa ou comprovação de vínculo empregatício em Portugal e estudo (13.356), quando há inserção em instituições de ensino.


O Cidadania Já , empresa brasileira presente no mercado há mais de 4 anos é líder no segmento assessoria na documentação de cidadania portuguesa. Só no ano de 2019 assessorou em mais de 1126 pedidos de cidadanias e 62 pedidos de vistos.

Além do auxílio na obtenção das documentações para iniciar o processo de cidadania portuguesa e italiana, a empresa oferece assessoria para documentação de vistos, planejamento de viagem e assessoria no processo migratório. Localizada em Botafogo no Rio de Janeiro, conta com mais 4 lojas pelo Brasil, além de uma equipe em Portugal.

Um dos maiores diferencias da empresa, pensando em facilitar e agilizar o processo, foi disponibilizar em seu site um formulário gratuito onde, após o preenchimento, o interessado já obtém a resposta se possui ou não direito à cidadania portuguesa, de acordo com as regras apresentadas pelo consulado português.

POR QUE PORTUGAL?

Portugal foi eleito em 2020 como terceiro país mais seguro do mundo, ficando atrás apenas da Islândia e Nova Zelândia. Além desse fator, qualidade de vida, tranquilidade, gastronomia e o clima mediterrâneo fazem com que cada vez mais brasileiros optam por viver no país e se render aos encantos lusitanos.


Website: http://www.cidadaniaja.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.