RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 17 DE NOVEMBRO DE 2020 - Horário 10:29

Congresso Brasileiro de Reumatologia promove Encontro de Pacientes Reumáticos
Ciência & Saúde /

No dia 19 de novembro, às 15 horas, o 37º Congresso Brasileiro de Reumatologia abrirá espaço em sua programação para o Encontro Nacional de Pacientes Reumáticos. Totalmente online e gratuito, o evento colocará em debate temas como alterações emocionais e cognitivas em tempos de pandemia, a telemedicina no cenário das doenças reumáticas, a importância na nutrição em pessoas com doença autoimunes e  a educação em saúde. O encontro é aberto a pacientes, familiares, profissionais de saúde e o público em geral. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do link http://www.sbr2020.com.br/encontro.html 

Dores e inchaço nas articulações  estão entre os sintomas mais comuns das doenças reumáticas, um grupo de mais de 120 enfermidades que acometem as juntas, ossos, músculos cartilagens e tendões, além da pele e dos sistemas respiratório e gastrointestinal. As doenças reumáticas têm um forte impacto no sistema de saúde do País. Só entre setembro de 2019 a agosto de 2020, mais de 100 pessoas por dia foram internadas em hospitais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) com sinais e sintomas compatíveis com alguma enfermidade reumática, conforme revela o Datasus1. No total, foram 40.014 hospitalizações.

Caso não sejam tratadas, essas enfermidades podem causar uma série de limitações e levar à incapacidade física, provocando o afastamento do trabalho e a aposentadoria precoce. Estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMU-USP)2 demonstrou que, em 2014, as doenças reumáticas lideraram as concessões de benefícios da Previdência Social, com 19% dos  auxílios-doenças e 13,15% das aposentadorias por invalidez.

Nos adultos, as doenças reumáticas mais frequentes são oesteoartrite (artrose), artrites, espondiloartrites (como espondilite anquilosante, que pode ser manifestar por uma simples dor nas costas); em crianças, é artrite idiopática juvenil. Se surgir algum sintoma, as pessoas devem procurar o reumatologista. "O diagnóstico precoce e o tratamento adequado asseguram melhor qualidade de vida e maior sobrevida aos pacientes", complementa o presidente da SBR.

PROGRAMAÇÃO

Dia 19/11

15h – Abertura

Dra. Wanda Heloisa Ferreira - Coordenadora da Comissão da SBR com Associações de Pacientes
Dr. José Roberto Provenza – Presidente Da Sociedade Brasileira de Reumatologia
Dr. Ricardo Xavier – Presidente da Sociedade Brasileira De Reumatologia (Gestão 2021/2022)
Dr. Rubens Bonfiglioli – Presidente do 37º Congresso Brasileiro De Reumatologia
Dr. Marcelo Pinheiro - Presidente da Sociedade Paulista De Reumatologia

Módulo I :

Moderadora - Dra. Sandra Lucia Euzébio Ribeiro – Ufam

15h20 - Telemedicina no cenário da reumatologia (Dr. Ricardo Xavier – SBR)

15h40- Educação em Saúde (Dra. Wanda Heloisa Ferreira - Instituto Gruparj Petrópolis)

Módulo II

Moderadora - Dra. Viviane Angelina De Souza

16h40 - Nutrição em doenças autoimunes (Dra. Cristiane Souto - FVJ / CE)

17h - Alterações Emocionais e Cognitivas em época de Pandemia (Dra. Geralda do Nascimento Sá -

No dia 20, também às 15h, a programação é dirigida às associações de pacientes.

Referências

  1. Disponível em http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sih/cnv/niuf.def
  2. Passalini, Thaisa et Fuller, Ricardo. Public social security burden of musculoskeletal diseases in Brasil-Descriptive study. Assoc. Med. Bras. vol.64 no.4 São Paulo Apr. 2018
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.