Negócios / Os brasileiros possuem uma veia empreendedora. Estima-se que, ao decorrer do ano de 2020, 25% da população adulta tenha obtido renda a partir de seu próprio negócio, de acordo com pesquisa disponibilizada pelo GEM, Global Entrepreneurship Monitor 2020, em conjunto com o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e IBQP, Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade.
Inclusive, brasileiros levam consigo a vontade de ser o próprio chefe mesmo quando deixam o país: de acordo com dados disponibilizados pelo Ministério das Relações Exteriores, já existem mais de 20 mil pequenos e microempreendedores que fazem investimentos para novos negócios em outros países.
Ainda citando a fonte anterior, pode-se concluir que 2,5 milhões de brasileiros decidiram morar em outro país. Entre os destinos mais escolhidos estão os Estados Unidos e países da Europa - mas essas não são as únicas opções. 6.500 brasileiros optaram por viver em Oslo, cidade da região sudeste da Noruega, de acordo com o Itamaraty.
Criando o próprio negócio
Os motivos que levam um brasileiro a mudar para o exterior são diversos. Cristina Miranda Christensen deixou o Brasil em 2000, morou nos Estados Unidos por 10 anos e em 2010 se mudou para Oslo, capital da Noruega. Na época, ela tinha 40 anos e para se manter financeiramente, conseguiu um emprego como ajudante em um salão de beleza com segmento de cabelo, e após 10 meses resolveu estudar e se profissionalizar na profissão. Com a ajuda de um empréstimo estudantil, abriu seu próprio salão em 2013.
Atualmente, Cristina acumula experiência na profissão de cabeleireira desde 2013. Na trajetória, realizou cursos para aprimorar o conhecimento no segmento de cabelo, assim como investiu em diferenciais competitivos. “Meu salão busca oferecer o conceito de exclusividade. Os clientes são atendidos pontualmente e de forma privativa. Também gosto de ter um tempo extra para uma consulta: esse bate-papo me ajuda a entender exatamente o que o cliente deseja”, explica.
Em novembro de 2020 Cristina Miranda Christensen recebeu a “Premiação Melhor Cabeleireira Brasileira na Europa”, o que gerou novas oportunidades, como o convite para ser colunista e colaboradora na Revista High Profile e convite pela BandNews para Entrevista no Programa Empresários de Sucesso TV, televisionado no canal de notícias. Recentemente, Cristina lançou uma coleção de óculos unissex, voltada para o estilo retrô.
Para saber mais sobre a rotina da cabelereira, basta acessar: https://www.instagram.com/c2crischristensen
Website: https://www.instagram.com/c2crischristensen