RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2019 - Horário 12:04
nbe
ECO/ PRNewswire - Casa da Moeda Real Canadense marca 50 anos de progressos na jornada por direitos iguais para LGBTQ2 canadenses com a moeda circulante "Equality", de $1

TORONTO, 23 de abril de 2019 /PRNewswire/ -- Enquanto os canadenses são conhecidos por seus fortemente mantidos valores a respeito da diversidade, inclusão e igualdade, por muitos anos os LGBTQ2 canadenses não foram tratados igualmente. Hoje, a Casa da Moeda Real Canadense está orgulhosa de lançar uma moeda circulante de um dólar ? comemorando 50 anos de progressos no reconhecimento dos direitos dos LGBTQ2 canadenses. Foi uma Lei Parlamentar de 1969 que, com a descriminalização de atos homossexuais consensuais entre duas pessoas maiores de 21 anos, marcou o feito inicial da jornada para a igualdade das comunidades LGBTQ2. A nova moeda, combinando as palavras "EQUALITY-ÉGALITÉ" (igualdade, em inglês e francês) com o trabalho autoral do artista de Vancouver, Joe Average, começa a circular hoje. Ela também foi lançada através de uma apresentação oficial no 519 Community Centre, em Toronto, Ontario.

"Nos últimos 50 anos ou mais, os canadenses lutaram por seu direito de amar, casar, iniciar uma família e viver abertamente como seu eu mais autêntico", disse Bill Morneau, ministro das Finanças e membro do Parlamento pela região de Toronto Centre. "A moeda Equality reconhece seus triunfos e incentiva todos nós a construirmos um Canadá melhor e mais inclusivo ? pois, como a própria moeda, quanto mais igualdade temos no Canadá, mais ricos somos".

"Hoje é um dia importante para a comunidade LGBTQ2 e para todos os canadenses, quando essa moeda comemorativa entra em circulação", disse Randy Boissonnault, assessor especial do primeiro-ministro para assuntos LGBTQ2. "É uma oportunidade de refletir sobre um evento marcante na história de nosso país e um lembrete sobre o progresso que ainda precisa ser feito, à medida que trabalhamos pela inclusão e igualdade de todos os LGBTQ2 canadenses".

"A Casa da Moeda desempenha um papel significativo na celebração da cultura, história e valores do Canadá, através de moedas. Marcar os 50 anos de uma decisão histórica que iniciou um processo de reformas legais para reconhecer os direitos dos LGBTQ2 canadenses é uma forma poderosa de reconhecer a profunda crença do Canadá em igualdade e inclusão", disse Marie Lemay, presidente e CEO da Casa da Moeda Real Canadense. "A Casa da Moeda esforça-se constantemente para viver esses valores, e nossos empregados têm orgulho de compartilhar a mensagem de igualdade através dessa nova moeda circulante comemorativa".

Joe Average é um artista de Vancouver cujo interesse precoce por desenho e fotografia o levou a dedicar sua vida à sua arte quando, em 1984, ele foi diagnosticado HIV positivo. O design que ele criou para o reverso da moeda é uma celebração estilizada da igualdade, vista através da perspectiva LGBTQ2. A imagem de dois rostos entrelaçados reflete a fluidez de gênero e o espectro dos gêneros, e é deixada aberta a interpretações: eles podem pertencer a dois indivíduos ou podem representar aspectos diferentes da identidade de uma pessoa.

O reverso inclui as palavras "EQUALITY" e "ÉGALITÉ" em duas tiras curvas, bem como a dupla de datas, "1969" e "2019", para marcar os 50 anos desde que o processo de descriminalização de atos homossexuais foi iniciado no Canadá. O reverso apresenta a efígie de Sua Majestade Rainha Elizabeth II, de Susanna Blunt, em uso em moedas canadenses desde 2003.

Limitada a uma cunhagem de três milhões, a moeda circulante "Equality", de um dólar, está agora entrando em circulação geral e será disponibilizada através de diversas bolsas públicas de moeda, a serem anunciadas em breve (limitadas apenas ao Canadá).

Esta moeda pode também ser colecionada num rolo especialmente embalado de 25 moedas não circulantes ? cunhagem limitada em 15.000 rolos ? com preço de varejo de $ 54,95. O trabalho artístico de Joe Average também é celebrado numa versão da moeda "Equality" para colecionadores ? de cunhagem limitada em 15.000 ? 99,99% em prata, totalmente colorida, ao preço de $ 49,95.

Essas moedas de colecionador podem ser encomendadas contatando a Casa da Moeda em 1-800-267-1871 no Canadá, 1-800-268-6468 nos EUA, ou online em www.mint.ca/equality. Elas também podem ser encontradas nas butiques da Casa da Moeda Real Canadense, bem como através da rede mundial da Casa da Moeda de revendedores e distribuidores, entre eles filiais do Correio do Canadá (Canada Post).

Sobre a Casa da Moeda Real CanadenseA Casa da Moeda Real Canadense é a corporação da Coroa responsável pela cunhagem e distribuição das moedas circulantes do Canadá. Uma corporação com certificação ISO 9001, a Casa da Moeda é reconhecida como uma das maiores e mais versáteis casas da moeda do mundo, oferecendo, numa escala internacional, uma larga variedade de produtos de cunhagem especializados, de alta qualidade e serviços relacionados. Para mais informações sobre a Casa da Moeda, seus produtos e serviços, visite www.mint.ca.

Para imagens da moeda circulante "Equality", clique: https://www.dropbox.com/sh/ozg81gpgxrqvvgx/AACVnYx__2Aq1vhXDcS5ZwKQa?dl=0

Para mais informações de mídia procure: Alex Reeves, gerente sênior de Assuntos Públicos da Casa da Moeda Real Canadense, telefone: 613-884-6370, reeves@mint.ca

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/874197/Royal_Canadian_Mint_The_Royal_Canadian_Mint_marks_50_years_of_pr.jpg

FONTE Royal Canadian Mint (RCM)


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.