RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 10 DE MARÇO DE 2020 - Horário 11:40
nbe
ECO/ PRNewswire - Um terço dos jovens entrevistados para a pesquisa global da UNICEF dizem que sua educação não lhes dá a capacitação necessária para conseguir emprego

GENEBRA e LONDRES, 10 de março de 2020 /PRNewswire/ -- Uma pesquisa online com 40.000 jovens em mais de 150 países revelou que muitos deles pensam que a educação que recebem atualmente não está lhes fornecendo as habilidades necessárias para conseguir emprego.



Um terço (31 por cento) dos jovens que responderam via U-Report, a plataforma de engajamento da UNICEF, disseram que os programas de formação e capacitação que lhes são oferecidos não correspondem às suas aspirações profissionais. Mais de um terço dos entrevistados (39 por cento) disseram que os empregos que eles desejam não estão disponíveis nas suas comunidades.

De acordo com a pesquisa, as principais habilidades que os jovens desejam adquirir e que podem ajudá-los a conseguir emprego na próxima década são liderança (22 por cento), seguida de pensamento analítico e inovação (19 por cento), e processamento de dados e informações (16 por cento).

Outra pesquisa global realizada pela PwC[1] revelou que 74% dos diretores executivos de todo o mundo afirmaram que estão preocupados em encontrar as habilidades certas para que suas empresas possam crescer.

Para enfrentar alguns desses desafios, a UNICEF e a PwC vão unir suas forças durante os próximos três anos para ajudar os jovens de todo o mundo a adquirir a capacitação necessária para os empregos do futuro. Essa colaboração vai fornecer suporte para pesquisas sobre o desafio da capacitação, cada vez maior em todo o mundo, e vai desenvolver, expandir e financiar programas de ensino e formação na Índia e na África do Sul, entre outros países.

"Os jovens estão nos dizendo que querem adquirir habilidades digitais e transferíveis para que possam ter sucesso no mercado de trabalho do futuro", disse Henrietta Fore, diretora executiva da UNICEF. "Essa necessidade crucial só pode ser atendida por meio de contribuições de parcerias públicas e privadas em todo o mundo. É por isso que estamos trabalhando com parceiros como a PwC para oferecer oportunidades de crescimento pessoal e de prosperidade para os jovens de todo o mundo."

Todo mês, 10 milhões de jovens atingem a idade para trabalhar e a maioria deles vem de países de baixa e média renda. De acordo com uma pesquisa global, os jovens desses países demoram cerca de um ano e meio, em média, para entrar no mercado de trabalho e quatro anos e meio, o que é espantoso, para encontrar seu primeiro emprego decente.[2] Essa situação poderá piorar ainda mais se não for resolvida, já que 20% a 40% dos empregos são ocupados atualmente por jovens entre 16 e 24 anos que serão afetados pela automatização em meados da década de 2030.[3]

"Acreditamos que as empresas têm a responsabilidade de ajudar a enfrentar o desafio do aprimoramento profissional de todas as nossas partes interessadas, inclusive as comunidades nas quais vivemos e trabalhamos e todos os seus cidadãos. E isso também faz sentido em termos comerciais: na mais recente pesquisa global com CEOs da PwC, três quartos deles disseram que a falta de pessoas capacitadas é uma grande preocupação e risco. Muitas das pessoas que mais necessitam de aprimoramento profissional são as que têm menos acesso a oportunidades", disse Bob Moritz, presidente da rede PwC. "Ao unir forças com a UNICEF, acreditamos que podemos ajudar a alcançar mais pessoas que de outro modo ficariam negligenciadas. Juntos, o nosso objetivo  é promover o aprimoramento profissional de milhões de jovens."

A colaboração entre a UNICEF e a PwC fornecerá suporte para a Plataforma de Revolução de Requalificação do Fórum Econômico Mundial, do qual as duas organizações são parceiras fundadoras. Essa plataforma visa fornecer empregos melhores, formação e capacitação para um bilhão de pessoas nos próximos dez anos.

Os recursos, expertise e habilidades da PwC também fornecerão suporte para a Generation Unlimited, uma parceria global organizada pela UNICEF, para ajudar os jovens a fazer com sucesso a transição da fase de educação e formação para um trabalho decente. A PwC e a Generation Unlimited reunirão as partes interessadas da sociedade civil, dos setores público e privado para desenvolver oportunidades de investimento, programas e inovações que apoiarão os jovens na sua trajetória para um futuro produtivo e uma cidadania engajada.

Notas para os editores: 

A pesquisa foi realizada em fevereiro de 2020 pela UNICEF via U-Report, uma plataforma global digital para o engajamento dos jovens, com 40.000 entrevistados de 150 países. A Índia teve o maior número de entrevistados (43 por cento), seguida pela África do Sul (26 por cento). Os dados dessa pesquisa feita via U-Report são representativos das informações fornecidas pelos entrevistados, não foram estatisticamente ponderados e não devem ser extrapolados para populações globais ou nacionais.

Sobre a UNICEF 

A UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para alcançar as crianças mais desfavorecidas. Em mais de 190 países e territórios, trabalhamos para todas as crianças, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Para obter mais informações sobre a UNICEF e o trabalho que realiza para as crianças, visite www.unicef.org. Siga a UNICEF no Twitter e no Facebook.

Sobre a Generation Unlimited 

A Generation Unlimited ? atualmente patrocinada pela UNICEF ? é uma parceria global que trabalha para preparar jovens para se tornarem cidadãos engajados e produtivos. Ela conecta o ensino fundamental e a capacitação para o emprego e o empreendedorismo, permitindo que os jovens prosperem no mundo do trabalho. Siga a Generation Unlimited no Twitter e no Instagram.

Sobre a PwC 

Na PwC, nosso objetivo é construir a confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos uma rede de empresas presente em 157 países com mais de 276.000 pessoas que se dedicam a prestar serviços fiscais, de garantia de qualidade e consultoria. Veja mais detalhes e nos diga o que é importante para você visitando nosso website: www.pwc.com. 

PwC refere-se à rede da PwC e/ou uma ou mais das empresas que a compõem, cada uma das quais é uma entidade legal separada. Acesse  www.pwc.com/structure para maiores detalhes. 

Em outubro de 2019, a PwC lançou o 'Novo mundo. Novas habilidades.' ? seu primeiro programa globalmente engajado e destinado ao aprimoramento profissional para seus funcionários, trabalhando com os clientes nas suas estratégias de aprimoramento, desenvolvendo e redirecionando as suas atividades de responsabilidade social empresarial e contribuindo para o debate sobre o tema. Assista a 'Bridging the Digital Divide' ("Como diminuir a exclusão digital", em tradução livre), um curto documentário no qual acadêmicos, ONGs, responsáveis por elaboração de políticas e líderes empresariais explicam por que o aprimoramento profissional para um mundo digital tornou-se uma prioridade para a sociedade, empresas e governos.

Em 2018, a PwC lançou sua ambição comunitária para maximizar o potencial de 15 milhões de pessoas, ONGs e microempresas e empresas sociais até 2022. 

Sobre o U-Report 

U-Report é um programa de empoderamento móvel que conecta jovens de todo o mundo a informações que mudarão suas vidas e influenciarão suas decisões. O U-Reporte é gratuito e de código aberto e mais de nove milhões de adolescentes e jovens em 65 países utilizam o programa a cada semana para expressar suas opiniões, se conectarem com seus líderes e ajudar a modificar as condições de vida das suas comunidades por meio de canais digitais e de SMS, entre eles WhatsApp, Facebook, Viber eTelegram.

1.  23a Pesquisa Global Anual da PwC sobre CEOs 2. Manacorda, Marco, et al., Pathways from School to Work in the Developing World, IZA DP No. 9456, 2015 3.Os robôs vão realmente roubar nossos empregos?, PwC

Logo - https://mma.prnewswire.com/media/1121790/PWC_Logo.jpgLogo - https://mma.prnewswire.com/media/1121791/UNICEF_Logo.jpg



FONTE PwC; UNICEF


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.