RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 23 DE MARÇO DE 2020 - Horário 10:33
nbe
ECO/ PRNewswire - COVID-19: SKEMA entre as primeiras escolas de administração globais a oferecer todos os cursos online nos cinco continentes

PARIS, 23 de março de 2020 /PRNewswire/ -- Com o fechamento temporário do campus de Suzhou da SKEMA, na China, em meados de janeiro, a SKEMA já havia estabelecido um sistema abrangente de ensino à distância para garantir a continuidade dos estudos para seus 550 alunos presentes no campus nessa época. Desde então, continuaram seu programa desde casa.

Na época, era uma questão de continuar a disponibilização dos 10 programas diferentes neste campus. Atualmente, cem estudantes ainda estão na China e continuam seus estudos através do ensino à distância total.

70 programas passaram para o modo de ensino à distância

Após os recentes anúncios sobre o fechamento de instituições de ensino superior na França, seguida pelos EUA, Brasil e África do Sul, onde a SKEMA estabeleceu seus campi, a SKEMA mudou rapidamente para um modo de ensino «100%» remoto.

Em pouco tempo, a SKEMA conseguiu operar todos seus programas através do ensino à distância. Nos sete campi da escola, isto afeta quase 70 programas diferentes, alguns dos quais são compostos por vários grupos.

«No total, oferecemos uma média de 250 cursos diferentes todos os dias. Até ao final do semestre em abril, mais de 6.000 sessões serão entregues a quase 7.000 estudantes», disse Patrice Houdayer, diretor de programas, vida internacional e estudantil da SKEMA Business School.

Recursos do Microsoft Office em uma posição de liderança

O acordo estratégico da SKEMA com a Microsoft permite implementarmos aplicativos do Office 365, como o Teams (plataforma colaborativa para trabalho em equipe) e o Stream (serviço de streaming de vídeo) em grande escala, dependendo do tipo de necessidade de nossos professores. Para oradores e especialistas externos, foi implementado suporte online específico (tutoriais, webinars) e uma linha direta dedicada.

Marcos Lima, diretor do programa de mestrado IMDB no campus de Lille, diz: «É necessário alternar atividades síncronas (sessões ao vivo no Teams, Skype, Google Meet etc.) e atividades assíncronas. As ferramentas colaborativas do Office 365 são muito eficazes para o ensino à distância. A possibilidade de fazer os alunos trabalharem em modelos de folhas de cálculo, apresentações e documentos compartilhados, em grupos e à distância, facilita muito a manutenção de um princípio educacional fundamental: a aplicação do conhecimento em projetos concretos (aprendizagem baseada em projetos)», acrescentou.

Para os alunos, a transição foi harmoniosa. Todas as aulas são dadas no modo síncrono ou «live», sendo a interação com os professores, pelo menos, tão intuitiva quando em uma sala de aula tradicional. Se algum deles tiver um problema de conexão (velocidade lenta ou interrompida), o curso também estará disponível algumas horas depois.

Logotipo: https://mma.prnewswire.com/media/931024/SKEMA_Logo.jpg

FONTE SKEMA Business School


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.