RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2020 - Horário 20:04
nbe
ECO/ PRNewswire - Evidência científica demonstra que a higiene diária é essencial na ajuda para a prevenção da propagação de infecções, de acordo com o novo artigo do Conselho Global de Higiene

LONDRES, 7 de maio de 2020 /PRNewswire/ -- Conforme o documento de posicionamento publicado on-line na American Journal of Infection Control (Revista Americana sobre o Controle de Infecções), a melhoria de práticas diárias de higiene, como lavar as mãos, ajuda significativamente na redução dos riscos de infecções comuns. A evidência demonstra que essa redução pode atingir até 50%. Com as iniciativas da melhoria da higiene implementadas para a minimização da propagação da COVID-19, os especialistas de saúde pública do Conselho Global de Higiene (Global Hygiene Council - GHC) solicitam atenção ainda maior aos melhores comportamentos de higiene adotados em residências e comunidades para auxiliar a reduzir a propagação de infecções.

 



 

O documento de posicionamento, desenvolvido em nome do GHC, explora a evidência de que a obediência às medidas diárias de higiene em casa e em ambientes comunitários (incluindo locais de trabalho, universidades, escolas, creches, transporte público, e durante as compras e atividades de lazer) desempenha um papel crucial na contenção e disseminação da ameaça de micro-organismos infecciosos. Vários estudos comprovam que bactérias e vírus nocivos são transmitidos de um indivíduo infectado para outros indivíduos através das mãos e frequentemente de superfícies tocadas, podendo sobreviver em número suficiente para causar infecções.

A lavagem das mãos e a desinfecção regular de superfícies são medidas-chave para a redução dos níveis dos micro-organismos nas mãos e nas superfícies frequentemente tocadas. A adoção de uma abordagem higiênica em casa e no dia a dia oferece uma maneira de maximizar a proteção contra as infecções em períodos e locais onde haja maior risco de transmissão. 

De acordo com Jean-Yves Maillard, o autor principal e professor de microbiologia farmacêutica da Faculdade de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da Cardiff University: "À luz da atual pandemia da COVID-19 e da evidência apresentada nesse documento, é mais urgente do que nunca que todos nós reconheçamos o papel da higiene comunitária que ajuda na redução da disseminação de infecções, e também na diminuição do consumo de antibióticos e no combate à resistência antimicrobiana".

Nesses tempos de grande ansiedade, o Conselho Global de Higiene solicita às agências e aos profissionais de saúde que reconheçam a importância de informar ao público sobre a higiene em casa e nos ambientes comunitários para minimizar a propagação de infecções.

O Conselho Global de Higiene é patrocinado pela RB, por líderes globais da área de saúde e por produtos de higiene.

Referências:

Curtis V, Cairncross S. Effect of washing hands with soap on diarrhoea risk in the community: a systematic review (O efeito da lavagem das mãos com sabonete no risco da diarreia na comunidade: uma revisão sistemática). Lancet Infect Dis. Maio de 2003; 3 (5): 275-81 Staniford LJ, Schmidtke KA. A systematic review of hand-hygiene and environmental-disinfection interventions in settings with children (Uma revisão sistemática das intervenções da higiene das mãos e da desinfecção ambiental em estabelecimentos onde crianças estão presentes). BMC Public Health 20, 195 (2020). Disponível em https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-020-8301-0. International Scientific Forum on Home Hygiene. Containing the burden of infectious diseases is everyone's responsibility (A contenção da carga das doenças infecciosas é responsabilidade de todos). Outubro de 2018. Extraído de: https://www.ifh-homehygiene.org/sites/default/files/publications/IFH%20White%20Paper-10-18.pdf. Acessado no dia 6 de abril de 2020. Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1163611/Global_Hygiene_Council.jpg

FONTE The Global Hygiene Council


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.