RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2020 - Horário 3:04
nbe
ECO/ PRNewswire - Filtro da Xeros para máquinas de lavar roupa ajuda a impedir a poluição do oceano por microfibras

SHEFFIELD, Inglaterra, 16 de julho de 2020 /PRNewswire/ -- Um novo filtro para máquinas de lavar roupa da empresa Xeros Technology Group do Reino Unido ajuda a resolver o problema da poluição por microfibras liberadas na lavagem de roupas, de acordo com nova pesquisa.

O XFiltra? da Xeros foi identificado como o dispositivo mais eficaz para impedir que microfibras sejam liberadas de máquinas de lavar roupa.

Todas as vezes que roupas são lavadas, microfibras são produzidas quando partículas minúsculas se soltam, com muitas delas indo poluir rios e oceanos. Fibras sintéticas como náilon ou poliéster são tipos de microplástico. Até 700.000 microfibras podem ser liberadas de uma simples carga da lavadora.

A pesquisa conduzida pela Universidade de Plymouth testou seis dispositivos projetados para capturar microfibras: três filtros de máquinas de lavar roupas mais sacos e bolas de lavar roupas, em cargas mistas de lavagem de peças de roupas sintéticas e misturas de roupas sintéticas e de algodão.

O XFiltra, que foi projetado para ser instalado em máquinas de lavar roupas pelas fabricantes, teve o melhor desempenho, capturando consistentemente 78% de todas as microfibras. Em um teste separado, verificado de forma independente, usando apenas peças de roupas sintéticas, o XFiltra capturou mais de 90% das fibras microplásticas.

Outros dispositivos testados pela Plymouth não tiveram um desempenho tão bom. O produto classificado em segundo lugar reduziu a liberação de microfibras em 54% e o classificado em terceiro lugar deteve apenas 29% das microfibras. Os dados completos estão publicados no jornal Science of the Total Environment.

Atualmente, nenhuma máquina de lavar roupa é equipada com tecnologia de filtragem para impedir a liberação de microfibras. Mas, na semana passada, a entidade beneficente Marine Conservation Society do Reino Unido pediu a aprovação de leis que exijam a instalação de filtros em todas as máquinas de lavar roupa, a partir de 2024. E, neste ano, a França se tornou o primeiro país a requerer filtros de microfibras em todas as máquinas de lavar roupa, a partir de janeiro de 2025.

O presidente-executivo da Xeros, Mark Nichols, declarou: 

"A poluição de nossos rios e oceanos com resíduos de plástico está acontecendo em taxas alarmantes. Está causando danos à fauna selvagem e a nossos ecossistemas finamente equilibrados, com microfibras da lavagem de roupas sendo a maior fonte de contaminação".

"Muitos de nós querem viver de uma forma mais sustentável, mudando nossos hábitos e adotando novas tecnologias para reduzir nosso impacto no meio ambiente. Com o XFiltra, todas as fabricantes de máquinas de lavar roupa têm, agora, a oportunidade de dar uma grande contribuição para melhorar a sustentabilidade da lavagem de roupas, das próprias roupas e de nosso planeta, a um custo mínimo e com grandes benefícios para todos".

"Esse estudo importante da Plymouth fornece informações seminais para a indústria e para os consumidores, por reduzir o impacto das microfibras em nosso ambiente compartilhado".

Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=aVxwhBTg0dMFoto - https://mma.prnewswire.com/media/1215343/Xeros_Dr_Imogen_Napper.jpgLogo - https://mma.prnewswire.com/media/1215344/Xeros_Logo.jpg

 

 

 

FONTE Xeros


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.