RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2020 - Horário 7:02
nbe
ECO/ PRNewswire - Site de compra e venda de empresas estimula o empreendedorismo no Brasil

SÃO PAULO, 17 de julho de 2020 /PRNewswire/ -- O empreendedorismo é uma forte tendência no Brasil. Segundo uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor GEM, em 2019, já eram mais de 50 milhões de brasileiros que tinham o próprio negócio, com uma Taxa de Empreendedorismo de 38%.

Dentro do BRICS, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brasil é o primeiro colocado em empreendedorismo, com a China em segundo lugar. Países como os Estados Unidos têm uma taxa menor do que a da China, por exemplo. Como ficou claro, o Brasil é um país onde o empreendedorismo é enorme.

Outra pesquisa, a Amway Global Entrepreneurship Report, mostra que 56% dos brasileiros quer empreender. Este número é ainda maior nos jovens de 18 a 35 anos, chegando a 74%. Os motivos para isso podem ser variados, desde mais flexibilidade de horário, como uma falta de oferta de empregos. Independente do motivo, empreender está nos olhos do brasileiro.

Os desafios de empreender no Brasil

Contudo, apesar de ser um grande objetivo, empreender no Brasil não é sem seus desafios. Os especialistas da Quero um Negócio, empresa especializada na compra e venda de negócios, deixam claras algumas das dificuldades.

Enquanto o MEI facilitou a possibilidade de se formalizar, o processo para abrir uma empresa maior ou mais completa ainda é bem longo. Pode levar até 100 dias para abrir um negócio no país, enquanto em países como os Estados Unidos, o processo pode levar até 25 dias. É irônico que no país que mais quer empreender, a dificuldade seja maior.

Os especialistas apontam a compra de uma empresa já existente como uma forma de burlar a burocracia. Nesse caso, o empreendedor passa a ser dono de uma empresa que já existe, podendo evitar o processo de abertura que é mais complexo.

Como lidar com os desafios de empreender no Brasil?

Os especialistas da Quero um Negócio ressaltam que a burocracia não é a única dificuldade em empreender. O Brasil também é um dos países que tem uma malha tributária não somente cara, mas complexa. Mais uma vez, existem soluções como o simples nacional que facilitam este processo, mas não são todas as empresas que se enquadram neste modelo.

Para os especialistas, uma combinação entre o planejamento financeiro e o tributário podem diminuir sua chance de ter problemas.

Por outro lado, independente do tipo de negócio, é preciso ter um investimento em marketing. O marketing digital, por exemplo, trouxe uma opção mais barata e eficaz para empresas de menor porte divulgarem seus serviços. Até mesmo se cadastrar no Google Meu Negócio é um processo gratuito e ajuda as marcas a serem encontradas no maior buscador do mundo.

Apesar de empreender ser um dos maiores sonhos do brasileiro, é um processo que apresenta enormes vantagens e também riscos. Por isso, é algo que demanda bastante estudo, cuidado e paciência. Porém, no meio da crise, sempre surge uma oportunidade para empreender e entregar uma nova solução que o público demanda.

A Quero um Negócio é uma empresa que surge para facilitar o empreendedorismo no país, possibilitando a compra e venda de empresas.

Conheça a empresa: https://www.queroumnegocio.com.br/

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1197921/Negocio.jpg

FONTE Quero Um Negócio


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.