RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO DE 2020 - Horário 15:02
nbe
ECO/ PRNewswire - Testes nos laboratórios da Colgate® mostram que o creme dental e o enxaguante bucal neutralizam 99,9% do vírus que causa a COVID-19

NOVA YORK, 20 de novembro de 2020 /PRNewswire/ -- Estudos de laboratório mostram que cremes dentais com fórmulas contendo zinco e enxaguantes bucais com cloreto de cetilpiridínio (CPC) neutralizam em até 99,9% o vírus que causa COVID-19. Os estudos fazem parte de um programa de pesquisa da Colgate® que inclui estudos clínicos entre pessoas infectadas para avaliar a eficácia dos produtos de higiene bucal na redução da quantidade de coronavírus na boca, potencialmente retardando a transmissão do vírus COVID-19.



Nos estudos de laboratório, pioneiros em incluir cremes dentais, os cremes dentais Colgate Total 12® neutralizaram 99,9% do vírus após dois minutos de contato. Os enxaguantes bucais Colgate Total 12®, Colgate Plax® e Colgate PerioGard® tiveram nível de eficácia semelhante após 30 segundos. Os estudos, concluídos em outubro, foram conduzidos em parceria com o Instituto de Pesquisa em Saúde Pública da Universidade de Medicina Rutgers em Nova Jersey (NJMS) e o Regional Biosafety Laboratories.

Os resultados sugerem que alguns cremes dentais e enxaguantes bucais podem ajudar a reduzir a propagação do SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, ao reduzir temporariamente a quantidade de vírus na boca. O vírus se espalha através de gotículas respiratórias ou pequenas partículas produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra, canta, fala ou respira, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

"Estamos nos estágios iniciais de nossas pesquisas clínicas, e nossos resultados preliminares laboratoriais e clínicos são muito promissores", explica a Dra. Maria Ryan, Chief Clinical Officer da Colgate®. "Embora a escovação e o enxágue não sejam um tratamento ou uma forma de proteger totalmente um indivíduo da infecção, podem ajudar a reduzir a transmissão e retardar a disseminação do vírus, complementando o benefício que obtemos com o uso de máscaras, distanciamento social e lavagem frequente das mãos".

De acordo com o Dr. David Alland, Chefe do Departamento de Doenças Infecciosas e Diretor do Centro de Enfrentamento da COVID-19 e Prontidão para a Pandemia, que liderou o estudo da Rutgers NJMS em parceria com os colegas, os Drs. Pradeep Kumar e Riccardo Russo: "Levando em consideração que a saliva contém quantidades do vírus comparáveis às encontradas no nariz e na garganta, ao parecer o vírus SARS-CoV2 originado na boca contribui para a transmissão da doença, especialmente em pessoas com COVID-19 assintomáticas que não possuem quadro de tosse. Isso indica que reduzindo o vírus na boca poderia ajudar a prevenir a transmissão durante o tempo em que os produtos de higiene oral estiverem ativos."

Simultaneamente ao estudo de laboratório, um estudo clínico patrocinado pela Colgate®, envolvendo cerca de 50 pacientes hospitalizados com COVID-19, foi conduzido no Instituto Albert Einstein em São Paulo, Brasil. Este estudo demonstrou a capacidade do creme dental Colgate® Total 12® com zinco, o enxaguante bucal Colgate® Total 12® e Colgate® Periogard® com CPC, de reduzir significativamente a quantidade do vírus temporariamente na boca. Os pesquisadores planejam compartilhar os resultados no início de Dezembro. Estudos clínicos adicionais patrocinados pela Colgate® em cremes dentais e enxaguantes bucais estão em estágios iniciais na Rutgers, no Instituto Albert Einstein e na Universidade da Carolina do Norte, Escola de Odontologia Chapel Hill Adams, com a participação de cerca de 260 pessoas infectadas com a COVID-19.

"A Colgate® está colaborando com diversos pesquisadores no mundo todo para conduzir pesquisas clínicas a fim de explorar o potencial dos produtos de higiene bucal na redução  das cargas virais na cavidade oral como uma estratégia de redução de risco", explicou o Dr. Ryan. "Nós acreditamos que o cuidado oral desempenha um papel importante no combate à pandemia global, junto com outras medidas preventivas."

De acordo com o Dr. Mark Wolff, Reitor da Penn Dental Medicine na Universidade da Pensilvânia: "Com esta pandemia, quanto mais entendemos sobre o vírus, mais eficazes podemos ser no combate ao mesmo, portanto estou animado para ver o impressionante programa de pesquisa que a Colgate® empreendeu. Precisamos continuar a tomar os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde e, com esses estudos, podemos demonstrar uma forma adicional de abordar a transmissão da doença entre pessoas em contato próximo, especialmente na prática odontológica. Isso seria um avanço importante.

Como o especialista odontológico de confiança #1 do mundo, a Colgate® está comprometida  em liderar o exercício da ciência garantindo que seus produtos atendam aos desafios existentes na área da saúde e às necessidades dos consumidores. Para obter mais informações sobre os efeitos da higiene oral na saúde geral e informações adicionais sobre a máscara de proteção facial e outros tópicos, acesse:www.colgate.com.br.

Sobre a Colgate®-Palmolive:

A Colgate®-Palmolive Company é uma empresa solidária e com crescimento direcionado por inovação, que almeja um futuro mais saudável para todas as pessoas,seus animais de estimação e o nosso planeta. Com foco em higiene oral, higiene pessoal, limpeza doméstica, nutrição de animais de estimação e com presença em mais de 200 países e territórios, as equipes da Colgate® desenvolvem e vendem produtos de saúde e higiene, também produtos para nutrição de animais de estimação, essenciais para a sociedade, por meio de marcas como Colgate®, Palmolive, elmex, meridol, Tom's of Maine, hello, Sorriso, Speed Stick, Softsoap, Irish Spring, Protex, Sanex, Filorga, eltaMD, PCA Skin, Ajax, Axion, Fabuloso, Soupline e Suavitel, além de Hill´s Science Diet e Prescription Diet. A Colgate® busca entregar um crescimento sustentável e lucrativo e maiores retornos aos acionistas, além de oferecer a seus colaboradores um ambiente de trabalho inovador e inclusivo. A Colgate® faz isso desenvolvendo e vendendo produtos, globalmente, que tornam a vida das pessoas mais saudável e agradável e também adotando estratégias de sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão e responsabilidade social em toda a organização. Para obter mais informações sobre os negócios globais da Colgate®, seus esforços para melhorar a saúde bucal de crianças por meio do programa Bright Smiles, Bright Futures e sobre como a empresa está construindo um futuro que todos possam sorrir, acesse: www.colgatepalmolive.com.br

Contato de Imprensa BrasilBruna Ballinibruna.ballini@bcw-global.com

Site da Colgatehttps://www.colgate.com.br/

Logo - https://mma.prnewswire.com/media/1339918/Colgate_Logo.jpg

 

 

FONTE Colgate


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.