RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 8 DE ABRIL DE 2021 - Horário 11:20
nbe
ECO/ PRNewswire - Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) lança guia sobre a vacinação contra Influenza (gripe) para pacientes reumáticos

A campanha do Programa Nacional de Imunização (PNI) ocorrerá entre 12 de abril e 9 de julho. Imunização vai proteger essas pessoas que têm mais risco para a doença e suas complicações e evitar que os sintomas se confundam com os da covid-19 Caso a vacinação INFLUENZA coincida com a contra a covid-19, a SBR orienta o paciente a priorizar a proteção contra o novo coronavírus SÃO PAULO, 8 de abril de 2021 /PRNewswire/ -- A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) acaba de lançar um guia para a vacinação contra Influenza para pacientes reumáticos. 

A entidade recomenda a imunização porque as pessoas com doenças reumáticas apresentam mais risco de ter "gripe", infecção causada pelo vírus Influenza, e suas complicações. No contexto da pandemia, a vacinação também evita que os sintomas da gripe se confundam com os da covid-19. Caso haja coincidência da vacinação contra a gripe e contra a covid-19, o paciente deve priorizar a proteção contra o novo coronavírus e reagendar a data da imunização contra a gripe, deixando um intervalo de 2 semanas entre as duas vacinas. 

"A gripe causada pelo vírus Influenza é responsável pela morte de mais de 600 mil pessoas por ano, sendo potencialmente grave em pacientes com doenças reumáticas imunomediadas, porque apresentam imunossupressão causada pela doença ou por medicamentos", afirma o presidente da SBR, Ricardo Xavier. 

O guia Campanha 2021 para a Vacina contra a Influenza foi produzido pela Comissão de Doenças Endêmicas e Infecciosas da SBR e está disponível para download no portal da entidade por meio do endereço https://bit.ly/3fvgVsw

A vacinação contra a gripe já começou nas clínicas privadas. Na rede pública ocorrerá em etapas entre 12 de abril e 9 de julho. No início serão imunizadas as crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Em 11 de maio, será a vez dos idosos com 60 anos ou mais e professores. Pessoas com comorbidades, como doenças reumáticas que apresentam imunossupressão, serão vacinadas a partir de 9 de junho. Fazem parte deste grupo, os pacientes com Doenças Reumáticas.

A SBR explica que mesmo as pessoas que tiveram covid-19 podem se vacinar contra a gripe. Mas recomenda àqueles que apresentam sintomas compatíveis com os quadros de covid-19 a adiarem  a imunização contra a gripe até a recuperação clínica total ou quatro semanas do surgimento do início dos sintomas e/ou comprovação da infecção pelo PCR positivo. 

A rede pública oferece a vacina trivalente, que apresenta proteção contra as três cepas do vírus mais prevalentes no Hemisfério Sul. Nas clínicas privadas é possível encontrar a vacina quadrivalente. 

A vacina não é recomendada para crianças menores de seis meses, alérgicos a ovo e com histórico de anafilaxia a doses anteriores. As pessoas com febre devem adiar a vacinação até a resolução do quadro. 

Mais sobre a SBR - A Sociedade Brasileira de Reumatologia é uma associação civil científica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o desenvolvimento científico e da especialidade no Brasil. A SBR é responsável pela certificação de especialistas em reumatologia, área médica que engloba quase 120 doenças inflamatórias crônicas. É filiada à  AMB - Associação Médica Brasileira que,  em 2018, outorgou à  SBR certificado de boas práticas em gestão.  Para mais informações, basta acessar o endereço   www.reumatologia.org.br

FONTE Sociedade Brasileira de Reumatologia


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.