RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 2 DE OUTUBRO DE 2020 - Horário 15:03
nbn
Sou Net - CONSULTOR FINANCEIRO DÁ A DICA: EM TEMPOS DE CRISE, O CONSÓRCIO É A MELHOR OPÇÃO




Juntar dinheiro para comprar o bem à vista ou financiar? Segundo o especialista Lucas Lopes de Oliveira, o consórcio pode ser a oportunidade que você precisava para resolver suas necessidades.













Uma alternativa muito popular escolhida na hora de adquirir bens de valores mais altos, como um veículo ou um imóvel, é o consórcio. O consórcio é visto como uma aplicação de retorno financeiro rápido, que foi criado no Brasil na década de 1960 como uma opção ao leasing e ao financiamento para a compra de carros zero.



Atualmente, é possível comprar diversos produtos por meio de um consórcio, tais como automóveis novos e usados, imóveis, motocicletas, lanchas e diversos outros tipos de produtos e até mesmo prestações de serviços, como viagens e tratamentos médicos e odontológicos.



Mas afinal, o que é um consórcio? De forma geral, uma reunião de pessoas (físicas ou jurídicas) que dividem entre si o desejo de adquirir um bem ou serviço em comum e que não tenham a necessidade de estar com esse bem em mãos ou de desfrutar desse serviço de forma imediata.



Esse bem ou serviço pode ser um imóvel, um veículo ou até mesmo serviços médicos, como uma cirurgia plástica, por exemplo. Em um consórcio, os integrantes do grupo realizam, mensalmente, depósitos em dinheiro em uma conta e posteriormente, com a acumulação do capital, de forma periódica, alguém receberá uma carta de crédito por meio da qual essa pessoa terá o direito de adquirir o bem ou o serviço pelo qual vinha efetuando os depósitos.



De acordo com o especialista Lucas de Oliveira, em tempos de crise durante e pós o Covid-19, o consórcio pode ser uma ótima alternativa para realizar compras de bens com valores altos: “Nesse momento de crise por causa da Covid-19, sabemos que as pessoas estão com muitas dúvidas de como encontrar a melhor e mais barata fórmula de ter acesso a compra de imóveis, automóveis, motocicletas, maquinários e serviços. Mas infelizmente, também temos certeza que a crise financeira ainda está por vir. É por isso, que com certeza, minha indicação é fazer um consórcio, uma das melhores ou quem sabe a melhor e mais barata forma de aquisição de bens e serviços”, explicou o empresário.











Fizemos algumas perguntas para o empresário em relação aos consórcios, e ele deu algumas dicas para quem deseja adquirir um consórcio:
1. Com certeza, o consórcio é para quem pode esperar: quem não tem necessidade imediata do bem certamente fará um excelente negócio ao adquirir uma cota de consórcio. Isso porque, nesse caso, esse investimento funciona como uma poupança programada, permitindo ao consorciado preparar-se financeiramente antes de ter o bem em mãos.



2. Quem adquire, consegue fugir dos juros: você já deve ter ouvido dizer que consórcio não tem juros, não é mesmo? Pois se ainda duvidava, saiba de uma vez por todas: isso é mesmo verdade! Após a contemplação, o participante recebe a carta de crédito no valor contratado, podendo adquirir o bem ou contratar o serviço desejado à vista.


As taxas aplicadas em um plano de consórcio são relativas apenas à administração do grupo. Por isso, são mais leves que os juros praticados no financiamento convencional. Para você ter uma ideia, a diferença no valor final pago entre essas 2 modalidades tem sido de, em média, R$ 9 mil para modelos populares de veículo.



3. Para quem precisa de disciplina: economizar, definitivamente, não é tarefa das mais fáceis. Para complicar ainda mais a situação, vira e mexe aparecem tentações no caminho que fazem o dinheiro desaparecer, sendo direcionado para aquisições fora das prioridades estabelecidas. Que tal então transformar a tarefa de economizar em um compromisso fixo mensal, assim como o pagamento das contas de luz, água e internet? A melhor maneira de fazer isso é por meio do consórcio!



4. Para quem quer parcelas baixas: esse com certeza é uma das vantagens mais atrativas, já que as pessoas conseguem trocar de carro por mensalidades abaixo de R$ 400,00 por exemplo - Quem conhece o modelo, não tem dúvidas sobre se consórcio de imóvel vale a pena (ou de carros, motos etc.).


Segundo o especialista, o sistema de consórcio conta com a confiança do público consumidor, pois as administradoras passam pelo crivo do Banco Central, que é a mesma autarquia que fiscaliza o sistema bancário. Além disso, quem adquire um consórcio, não paga as tradicionais taxas de juros que no geral, principalmente em épocas de crise, são muito mais altas.



O Lucas Lopes de Oliveira é proprietário da Crédito Exato, empresa de Belo Horizonte que presta inúmeros serviços de consultorias financeiras para pessoas jurídicas e físicas: “A prioridade do serviço ofertado é deixar o cliente mais próximo de realizar um sonho ou de conquista um tão almejado objetivo, analisar e adaptar as necessidades e adaptar ao bolso de cada indivíduo. O importante é que com uma reeducação financeira as pessoas e/ou empresas se mantenham firme no cenário econômico” contou.



Para saber mais, acesse o site: www.creditoexato.com.br..





© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.